segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Quem vai ser o campeão brasileiro?

Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras. Apenas esses cinco times têm chances matemáticas de ser campeão brasileiro. O campeonato de 2008, desde o início do sistema de pontos corridos, em 2003, é o mais competitivo, chegando à 31ª rodada com cinco times na disputa. A diferença de pontos do primeiro colocado para o quinto é muito pequena. O Grêmio tem 59 pontos enquanto o Palmeiras tem 55.

Grêmio:
Campanha – 1º lugar com 59 pontos
31 jogos: 17 vitórias, 8 empates, 6 derrotas
16 jogos como mandante: 12 vitórias, 3 empates, 1 derrota
15 jogos como convidado: 5 vitórias, 5 empates, 5 derrotas

Os jogos da última rodada comprovam a regularidade e a imprevisibilidade dos cinco times. As três equipes que jogaram dentro de casa saíram com a vitória. Foi o caso de Grêmio 1, Sport 0; Flamengo 5 a 0 no Curitiba; e São Paulo 2 a 1 contra o Vitória. Palmeiras e Cruzeiro, que jogaram no sábado, fora de casa, precisavam vencer para encostar no Grêmio e ficar apenas 1 ponto atrás.
Não venceram. O Palmeiras fez uma péssima atuação contra o Fluminense no Maracanã, e perdeu por 3 a 0. O Cruzeiro enfrentou o Atlético-PR na Arena, que ganhou por 1 a 0. Com esses resultados a disputa pelo título do Brasileirão continua em aberto.
Palmeiras:
Campanha – 5º lugar com 55 pontos
31 jogos: 16 vitórias, 7 empates, 8 derrotas
15 jogos como mandante: 12 vitórias, 2 empates, 1 derrota
16 jogos como convidado: 4 vitórias, 5 empates, 7 derrotas

Como os times estão muito parecidos são os pequenos detalhes que decidirá o campeonato. Vamos aqui analisar a campanha desses cinco clubes e os jogos restantes para cada um deles. Alguns times se enfrentarão em confronto direto, como é o caso do Grêmio que pega o Cruzeiro na próxima quarta no Mineirão e também enfrenta o Palmeiras no Parque Antártica.
Nas estatísticas do campeonato, os times estão muito equilibrados. Grêmio e Cruzeiro têm o maior número de vitórias: 17 cada. Flamengo e Palmeiras têm 16 vitórias cada e o São Paulo 15. Jogando em casa, Grêmio, Palmeiras e São Paulo têm apenas uma derrota. O Flamengo foi quem mais perdeu em casa, quatro vezes.
Flamengo:
Campanha – 4º lugar com 55 pontos
31 jogos: 16 vitórias, 7 empates, 8 derrotas
16 jogos como mandante: 10 vitórias, 2 empates, 4 derrotas
15 jogos como convidado: 6 vitórias, 4 empates, 5 derrotas

A diferença maior aparece nos resultados fora de casa. Cruzeiro e Flamengo têm mais vitórias fora de casa, mas o time carioca ganha em empates. É o mesmo caso do São Paulo que tem apenas três vitórias fora de casa, mas sempre arremata pontos nos empates, são oito jogando como convidado. O Flamengo é o time que mais marcou gol, seguido pelo São Paulo e depois pelo Palmeiras. As próximas partidas serão decisivas para todas as equipes, cada jogo será como uma final de campeonato. Os times têm que garantir a vitória e torcer por tropeços dos adversários.

Cruzeiro:
Campanha – 3º lugar com 55 pontos
31 jogos: 17 vitórias, 4 empates, 10 derrotas
15 jogos como mandante: 11 vitórias, 2 empates, 2 derrotas
16 jogos como convidado: 6 vitórias, 2 empates, 8 derrotas

Na próxima rodada já teremos confronto direto entre Cruzeiro e Grêmio, no Mineirão. Uma vitória do Grêmio o afasta ainda mais dos adversários e deixa muito distante o sonho do título para o Cruzeiro. Dependendo do combinado de resultados de Palmeiras, Flamengo e São Paulo, o empate também será ruim para o Cruzeiro. Portanto, só a vitória interessa ao tome celeste.
Na 34ª rodada do campeonato é a vez do Palmeiras enfrentar o Grêmio no Parque Antártica. Como todos os times têm adversários difíceis, os cinco primeiros lugares podem não estar tão próximos como agora. No jogo seguinte o Palmeiras prossegue com confrontos contra concorrentes diretos e pega o Flamengo, no Rio. O Flamengo também enfrentará o Cruzeiro na rodada seguinte, no Mineirão. O único time que não tem nenhum confronto direto é o São Paulo, que pode se beneficiar com a situação.
São Paulo:
Campanha – 2º lugar com 56 pontos
31 jogos: 15 vitórias, 11 empates, 5 derrotas
16 jogos como mandante: 12 vitórias, 3 empates, 1 derrota
15 jogos como convidado: 3 vitórias, 8 empates, 4 derrotas

Esses jogos poderão decidir o campeonato brasileiro. Mas não podemos esquecer que esses times também tropeçam contra adversários que não estão mais na disputa pelo título ou que estão na briga para fugir do rebaixamento e que quando jogam em casa são muito fortes.
A próxima rodada poderá mostrar quem continua na briga e quem poderá deixar a disputa. Ainda acredito na chance dos cinco primeiros colocados. Esse é o campeonato mais emocionante desde o início dos pontos corridos. E a emoção vai continuar até a última rodada. E você? Quem você acha que será campeão brasileiro de 2008? Deixe sua opinião nos comentários e vote na enquete ao lado.

5 comentários:

Aluisio Gonzaga disse...

Vale lembrar que, além dos confrontos diretos lá em cima, ainda há os jogos contra os ameaçados de rebaixamento. O Cruzeiro é um exemplo disso: perdeu ponto para um dos desesperados na última rodada.

Anônimo disse...

Meu time realmente não tem jeito, ta difícil Galo. Restou o Palmeiras de Luxemburgo que irá fazer a diferença nessa reta final de campeonato. acreditem que ele tem estrela!

Anônimo disse...

Aninha,
acho que o campeão será o Galo......ah,ah,ah,ah,ah...(brincaderinha), me parece que Grêmio e São Paulo são os mais cotados, o palmeiras tem técnico mas não tem plantel, o Flamengo só tem torcida, e o Cruzeiro na hora de provar que é candidato não consegui se firmar... O campeonato está muito disputado, pena que o galo não está nessa, quem sabe com o Kalil presidente? Parabéns pelo Blog e pelo espaço....

Dayse Azevedo disse...

Bom dia! Hoje o dia amanheceu ensolarado para nós cruzeirenses, depois da maravilhosa vitória sobre o Grêmio, líder do campeonato e considerado a melhor defesa do campeonato, mas nada intimidou a Raposa que marcou três belos gols. Agora é torcer muito e ver quem será o campeão, o Cruzeiro está apenas com um ponto a que o Grêmio. UHUuuuuuuu

Anônimo disse...

Putz, fantástico, vou te convidar pra ser comentarista por um dia na rádio Inconfidência, você topa? Abraços, Fernando Zuba - fzuba@uol.com.br