segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Hegemonia são-paulina: tricolor é tri e se consagra hexacampeão brasileiro

Pela terceira vez consecutiva, o São Paulo vence o Campeonato Brasileiro e é o primeiro time a ser hexa no país. Só uma combinação de resultados podia tirar o título do tricolor paulista. Ele precisa perder para Goiás e o Grêmio tinha que ganhar do Atlético-MG em Porto Alegre. Mas o São Paulo não vacilou, venceu o time goiano e não deu chances para o Grêmio. O time paulista também é o primeiro a ganhar três campeonatos seguidos.
Jogadores fazem a festa e comemoram o hexacampeonato.
Mas a que se deve a hegemonia do São Paulo? Afinal, são três brasileiros seguidos, 2006, 2007 e 2008. Em 2005 o time foi campeão paulista, da Libertadores e do Mundial Interclubes. O São Paulo está sempre brigando por títulos e conquistando-os também. Para manter-se entre os melhores times do Brasil não existe um segredo. São vários os quesitos que levaram o São Paulo ao ponto em que está hoje.
Uma administração organizada e consciente é um dos principais fatores, pois todas as outras questões dependem disso. O time sempre teve bons presidentes e a equipe formada não se alterava facilmente. O atual presidente Juvenal Juvêncio já comandou o clube de 1988 a 1990 e está desde 2006 no cargo. Raramente vemos o time envolvido em problemas financeiros e escândalos administrativos. Todos os outros quesitos que fazem do São Paulo um time campeão passam pela administração.

O capitão Rogério Ceni levanta a taça pela terceira vez seguida.
Uma comissão técnica experiente e entrosada. No São Paulo a equipe técnica não é montada como na maioria dos outros times, pelo treinador que vai comandar a equipe. Os preparadores físicos, auxiliares técnicos, fisioterapeutas e preparadores de goleiro estão no clube há anos. Já conhecem a estrutura do clube, da diretoria, os jogadores. Já se conhecem e sabem do trabalho de cada.
A estrutura do clube é melhor do país. O C.T. da Barra Funda foi inaugurado em 1988 e hoje conta com três campos oficiais, um minicampo, um campo para treinamento de goleiros, arquibancada, dois vestiários para jogadores, dois vestiários para árbitros, alojamentos, cozinha, refeitório, dezesseis dormitórios, sala de jogos, sala de audiovisual, área administrativa e área exclusiva para atendimento à imprensa. O C.T. ainda tem uma das mais modernas instalações de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica.

Muricy Ramalho é tricampeão pelo São Paulo.

Com um estilo sério e rigoroso, o comandante da equipe foi fundamental nas três conquistas do campeonato brasileiro. O técnico Muricy Ramalho é o segundo treinador a conseguir a proeza de ser campeão por três vezes seguidas. Um dos lemas do comandante é a importância do treino. Após a conquista do título, ele afirmou que o time cresceu no segundo turno por ter mais tempo para treinar, sem jogar duas vezes na semana.
O time do São Paulo tem um dos melhores elencos da temporada. A equipe tem alguns grandes jogadores, como o volante Hernanes e o goleiro Rogério Ceni, mas os outros mantém uma regularidade e são importantes nos momentos decisivos. O atacante Borges, que começou o ano na reserva, foi fundamental nos últimos jogos, marcando sempre na hora da decisão. Foi dele o gol que deu o título ao São Paulo, apesar de irregular, já que estava em impedimento. Outros nomes como do atacante Dagoberto e dos zagueiros Miranda e André Dias também são essenciais na formação deste time.
Portanto, são vários os segredos de um time campeão como o São Paulo. Na verdade, nem são segredos. A estrutura está aí, qualquer time pode e deve tentar copiar. Não há problema nenhum nisso. O tricolor paulista já mostrou e provou que seguido esse esquema – administração competente, organização da comissão técnica, elenco entrosado e com peças para repor, e um comandante rígido e inteligente – qualquer time pode ser campeão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sorte de principiante...

Unknown disse...

Ó tricoloooor!!!

Tô gostando de ver amiga, vc tá tão imparcial que até falou bem dos meus times de coração!!
Bjs