quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Seleção feminina de basquete estréia com vitória na Copa América

O basquete brasileiro está começando uma nova fase. Depois da seleção masculina vencer, com ótimas atuações, a Copa América e garantir uma vaga no Mundial de 2010, foi a vez das meninas entrarem em quadra para trilhar o mesmo percurso. Ontem, na estréia da Copa América, em Cuiabá, o Brasil venceu Porto Rico por 78 a 34. A seleção feminina portorriquenha não é forte como a masculina, e a partida foi quase como um jogo treino para a equipe do técnico Paulo Bassul. O Brasil volta a jogar hoje contra a República Dominicana, e se vencer, já garante vaga nas semifinais. Assim como no masculino, os três primeiros colocados nesse torneio irão disputar o Mundial da República Tcheca.

Adrianinha foi o destaque brasileiro com 18 pontos na partida.
Com um time que reúne três gerações do basquete brasileiro, a seleção não encantou e, talvez, pela fragilidade das adversárias, cometeu erros bobos no início da partida. Bassul entrou em quadra com Kelly, Mamá, Micaela, Helen e Adrianinha, que foi o destaque do jogo com 18 pontos, nove rebotes e cinco assistências. A pivô Alessandra fez 10 pontos e 10 rebotes. Depois de algumas dificuldades no começo do set, a armadora Adrianinha mostrou consistência e fez nove pontos, fechando o quarto em 22 a 10. No segundo turno, o Brasil melhorou, e com boa atuação na defesa e segurança no ataque abriu vantagem e fechou em 43 a 18.
O terceiro quarto foi o mais fraco das brasileiras. O time relaxou e a seleção de Porto Rico tentou reagir. Mas a superioridade do Brasil era maior e fecharam com 61 a 30. No último quarto, o jogo já estava definido e as caribenhas não tinham mais o que fazer. O Brasil administrou a vantagem e fechou a partida com tranqüilidade em 78 a 34, com 44 pontos de diferença. Essa vitória não dá nenhuma garantia ao Brasil. As adversárias são tecnicamente muito mais fracas e não reflete o nível de outras seleções que as brasileiras vão enfrentar. De todas as equipes participantes da Copa América de Basquete Feminino as que mais trazem perigo à classificação brasileira são Argentina, Cuba e Canadá. Além destas, Chile, Venezuela, República Dominicana e Porto Rico estão na competição.

Nenhum comentário: