quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

César Cielo e Sarah Menezes são os atletas de 2009


Crédito: Sérgio Huoliver / Divulgação COB


O Prêmio Brasil Olímpico 2009 consagrou o nadador Cesar Cielo e a judoca Sarah Menezes como os melhores atletas de 2009. Os dois receberam o Prêmio Brasil Olímpico, nesta segunda feira, dia 21, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em festa organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi um dos grandes homenageados do evento. Ele recebeu o Troféu Personalidade Olímpica das mãos do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
A escolha do Melhor Atleta de 2009 foi feita pelo público, através do site www.premiobrasilolimpico2009.com.br. Foram computados cerca de 375 mil votos. Além de Cielo e Sarah, os concorrentes foram o ginasta Diego Hypolito e o velejador Torben Grael, no masculino, a nadadora Poliana Okimoto e a lutadora de taekwondo Natália Falavigna, no feminino.
A judoca piauiense venceu com 46% dos votos e dedicou a vitória à equipe e a todos os envolvidos na sua preparação. "O judô é o esporte individual mais coletivo que existe. Há uma equipe com quem você treina diariamente, além dos treinadores que acompanham nosso dia a dia. Agradeço a todos os que estiveram comigo até aqui", disse Sarah ao receber o prêmio das mãos do presidente Lula.
Depois de um ano irrepreensível, o nadador dono dos recordes mundiais nos 50m e nos 100m livre conquistou o Prêmio Brasil Olímpico pela segunda vez consecutiva, já que ganhou o troféu em 2008. "Todos os que concorreram mereciam ganhar. Esta foi uma homenagem muito bonita", disse Cielo. "Depois de uma temporada de tantas conquistas, chegou a hora de ficar com a família e descansar", completou o nadador, que recebeu 77% dos votos na eleição masculina. "Agradeço a todos que votaram em mim. Isso é um incentivo para que eu consiga novas conquistas até Londres 2012. Até lá, gostaria de continuar contando com a força de todos vocês", disse Cielo.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Messi e Marta são os melhores do mundo pela Fifa


Messi recebe o prêmio do presidente da Fifa Joseph Blatter.
O argentino Lionel Messi e a brasileira Marta conquistaram um feito inédito nesta segunda-feira, 21/12, ao levarem o prêmio de melhores jogadores de futebol do mundo no ano de 2009. Messi é o primeiro argentino da história a ganhar o prêmio da Fifa e a Marta é a primeira atleta, contando masculino e feminino, a levar o prêmio pela quarta vez. A jogadora dos Santos também faturou o título de melhor do mundo nas últimas três edições. O prêmio Puskas, de gol mais bonito da temporada, foi para o português do Real Madrid, Cristiano Ronaldo. Na seleção dos melhores, apenas um brasileiro esteve presente. O lateral direito do Barcelona, Daniel Alves, foi escolhido o melhor do mundo na posição.

Marta é a recordista do prêmio Fifa, com quatro premiações.

Messi foi eleito com votos de técnicos e capitães de 147 seleções nacionais. Ele somou 1.073 pontos e deixou para trás o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid (352), os colegas de clube Xavi (terceiro, com 196 pontos) e Iniesta (quinto, 134), além de Kaká, que apareceu em quarto lugar, com 190 pontos. O título de melhor do mundo, coroou uma temporada perfeita para o camisa 10 do Barcelona. Foram seis títulos pelo clube, a classificação para a Copa do Mundo pela Argentina, a conquista da tradicional Bola de Ouro da "France Football" e agora o prêmio da Fifa. Marta foi eleita com base nos votos de capitãs e técnicos de seleções nacionais femininas de todo o mundo. A brasileira conseguiu grande vantagem em relação às concorrentes. Foram 833 pontos, contra 290 da alemã Birgit Prinz, 252 da inglesa Kelly Smith, 239 da também brasileira Cristiane, e 216 de outra alemã, Inka Grings.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Melhor Atleta de 2009


Natália Falavigna
Sarah Menezes

Poliano Okimoto
O Comitê Olimpíco Brasileiro anunciou semana passada os nomes dos concorrentes ao prêmio de melhor atleta do ano nas categorias masculino e feminino. Os concorrentes masculinos são o nadador César Cielo, o ginasta Diego Hypólito e o velejador Torben Grael. No feminino concorrem a nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto, a lutadora de taekwondo Natália Falavigna e a judoca Sarah Menezes. A partir da próxima terça-feira, dia 02 de dezembro , o público já poderá escolher os melhores atletas de 2009. A votação será feita através do site http://www.premiobrasilolimpico.com.br/. Este ano os internautas poderão votar até momentos antes do anúncio, que acontecerá durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no dia 21 de dezembro, no Maracanãzinho. Esta será a 11ª. edição do evento promovido e organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. César Cielo tenta o título pela segunda vez, já que conquistou o troféu em 2008. No feminino, a vencedora no ano passado foi a saltadora Maurren Maggi.
Diego Hypólito
Torben Grael
César Cielo
A escolha dos melhores atletas do ano em cada uma das 42 modalidades (ver lista abaixo) e dos atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas e ex-atletas e personalidades do esporte com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica, além da Confederação Brasileira de Futsal, já que a modalidade integrou o programa dos Jogos da Lusofonia 2009, em Lisboa. Qual o seu voto? Quem deve ser o atleta do ano de 2009 no masculino e no feminino? Meus votos vão para Poliana Okimoto e Diego Hypólito. Dê seu voto aqui e no site do COB!