terça-feira, 30 de junho de 2009

Brasil vence e convence!


O capitão Lúcio, autor do gol da vitória, levanta a taça de campeão.
Todo brasileiro que gosta de futebol se acha entendido do assunto e discute táticas, escalações e lances em conversas casuais e rodas de bar. O assunto pode ser o próprio time ou os adversários, mas a discutir sobre a seleção brasileira é quase unanimidade entre os torcedores. Dunga foi (e ainda é?) muito criticado quando assumiu a seleção, assim como todos os outros treinadores foram quando o Brasil não joga bonito, goleia e convence. Os resultados estão aí e a Copa das Confederações foi mais passo para a caminhada rumo à Copa de 2010. Não estou aqui defendendo o técnico Dunga, nem tão pouco criticando. Mas que o espírito dos jogadores em campo e o comprometimento com a equipe estão bem melhores do que o último grupo (de 2006), com certeza estão.

Dunga e a comissão técnica comemoram com Lúcio o terceiro gol.

A Copa das Confederações foi cheia de surpresas. Para qualquer amante do futebol, especialista ou não, a final entre Brasil e Estados Unidos era uma hipótese praticamente nula. A Itália, uma das favoritas, não se classificou para as semifinais. E a atual melhor do mundo, a Espanha, caiu diante de uma inexpressiva seleção americana, sem nenhuma tradição no futebol. O Brasil também passou por alguns sustos. O primeiro jogo contra o Egito parecia ser fácil e vitória garantida quando o Brasil abriu 2 a 0. Quem não se assustou quando os egípcios empatarem com dois gols em menos de três minutos? A vitória só sairia com um pênalti – bem marcado – aos 45 do segundo tempo. A partida da final também foi surpreendente. Para um desavisado que ligasse a televisão no intervalo do jogo, estranharia o placar de 2 a 0 para os americanos. O mérito do Brasil – comissão técnica e jogadores – foi saber sair de uma situação adversa e virar a partida, com a garra e disposição que gostamos de ver. Destaque especial para o zagueiro Lúcio. O capitão do time fez o gol da vitória e chorou na comemoração. Demonstração de força, raça e amor à camisa.


Lúcio, herói do jogo, vibra e se emociona ao marcar o gol do título.

Não foi a toa que papamos quase todos os quesitos nas premiações individuais. Além da taça da Copa das Confederações – conquistada pela terceira vez (1997. 2005 e 2009) – levamos também o troféu de melhor jogador com Kaká; segundo melhor jogador e artilheiro para Luis Fabiano. Só não ganhamos melhor goleiro para Julio César – indiscutivelmente o melhor goleiro do mundo na atualidade – pela ótima atuação de Tim Howard, dos Estados Unidos, na partida final. Quem também merece destaque é a seleção anfitriã. A África do Sul, muito bem dirigida pelo brasileiro Joel Santana, chegou as semifinais e quase conquistou o terceiro lugar contra a Espanha. Os espanhóis marcaram o gol da vitória na prorrogação, após um empate em 2 a 2 no tempo normal.


Luis Fabiano foi o artilheiro e segundo melhor jogador. Kaká foi eleito o melhor.

O que fica dessa Copa das Confederações é o trabalho bem feito de toda equipe. A seriedade e o compromisso dos jogadores, dentro e fora de campo. As substituições fizeram efeito e acredito que o grupo está praticamente fechado para a Copa do Mundo, com dúvidas em algumas posições. Agora, cabe ao Dunga conter o oba aba que imprensa, torcedores e jogadores possam fazer com os resultados alcançados. Mas, como a decepção da Copa de 2006 ainda está muito fresca na memória de todos, o clima de “já ganhou” pode não acontecer dessa vez. Acredito que o Dunga está conseguindo controlar o time quanto a esse sentimento. Vamos esperar para ver os próximos capítulos dessa história. O que você achou da atuação brasileira na Copa das Confederações? Deixe seus palpites nos comentários.

domingo, 28 de junho de 2009

Vitória avassaladora do Brasil na estréia do 5º Grand Prix de Futsal

O Brasil não teve dó e goleou a inexpressiva seleção do Peru na estréia do Grand Prix, em Anápolis, Goiás. Com imensa superioridade técnica, a seleção fez 12 a 1 e agora lidera o grupo A da competição. No mesmo grupo, Moçambique – próximo adversário do Brasil – empatou com a República Tcheca em 5 a 5. Com a vitória, a seleção começa com pé direito a caminhada em busca do quinto título do Grand Prix. A torcida brasileira encheu o ginásio Newton de Faria para ver um futsal de qualidade, velocidade e lances bonitos. Falcão, Lukaian e Wilde marcaram três gols cada um. Gabriel marcou duas vezes e Carlinhos também deixou um.


A torcida vibrava a cada toque na bola do ala Falcão.

A equipe, sob o comando do técnico Marcos Sorato, liquidou a partida logo no primeiro tempo. Com menos de 10 minutos de jogo, a seleção brasileira já tinha feito quatro gols, o que deixou os peruanos perdidos em quadra. Wilde, Falcão e Gabriel – duas vezes – fizeram os primeiros gols. Com a velocidade e habilidade dos jogadores, o Brasil jogava fácil e a torcida, animada, empurrava o time. O gol peruano foi marcado pelo experiente pivô Manolo. Aproveitando uma falha na ala direita, o atacante chutou forte contra o gol de Tiago, aos 15 minutos do primeiro tempo. A seleção brasileira ainda descontou com Carlinhos, fechando a primeira etapa em 5 a 1.


Jogadores da seleção brasileira comemoram mais um gol.
No segundo tempo só deu Brasil. Marcos Sorato fez algumas substituições para dar ritmo aos outros atletas. Franklin entrou no lugar de Tiago e o time diminuiu o ritmo. O Peru bem que tentou, mas não conseguiu ultrapassar a forte marcação brasileira. Foi quando entrou o pivô Lukaian. O jogador mais novo dessa equipe, saiu do banco para assinalar três gols, aumentando o placar para 8 a 1. Com o resultado garantido, começou o show de bola da seleção brasileira. Comandado por Falcão, o time da casa ainda marcou mais quatro vezes. Duas do próprio Falcão, que tem agora 269 gols pela seleção, nove a menos que o maior goleador da história Manoel Tobias. O pivô Wilde fez mais dois gols e fechou a goleada do Brasil.

Flamengo vence Brasília no quinto jogo e é campeão do NBB


Jogadores do Flamengo comemoram o título do Novo Basquete Brasil.
Após quatro partidas emocionantes, com duas vitórias para cada lado, o Flamengo mostrou superioridade e empurrado pela imensa torcida, venceu o Brasília por 76 a 68. A Arena da Barra, no Rio de Janeiro, recebeu mais de 15 mil torcedores, público maior até do que os jogos do Pan Americano, no mesmo ginásio. O cestinha da partida, mais uma vez, foi o ala-armador Marcelinho com 27 pontos. O jogador do Flamengo, aliás, foi fundamental na vitória com cestas de três. No final, com a torcida gritando e cantando, os jogadores do Flamengo levantaram a taça do Novo Basquete Brasil e coroaram uma temporada que incluí o campeonato estadual do Rio e a Liga Sul-Americana.


Marcelinho foi o destaque da partida e marcou 27 pontos.

O jogo, como os outros da final, foi tenso, nervoso, muito disputado. Tiveram brigas e confusões no início da partida que levaram à expulsão de Cipriano do lado de Brasília e Baby do Flamengo. Mas a arbitragem teve pulso forte e com as expulsões controlou os ânimos dos jogadores.

O árbitro tenta separar os atletas na confusão do início do jogo.
Com as atenções voltadas para a partida, o Flamengo abriu vantagem no placar. Mas, comandados por Valtinho, os jogadores do Brasília buscaram a reação. Essa foi a tônica de quase toda a partida. O time da casa abria diferença e os visitantes encostavam no placar novamente. A maior vantagem flamenguista foi de 11 pontos, mas com boa atuação, Diego diminuiu a diferença. O jogador foi destaque do Brasília, com 21 pontos. Na virada para o quarto turno, o Flamengo estava 6 pontos à frente. Com o final do jogo próximo, a partida voltou a ficar quente e cheia de ação. O Brasília até que tentou, mas o time de Paulo Chupeta administrou a vantagem até o final para a festa da torcida. A equipe de Lula Ferreira lutou até o fim, mas saiu com o segundo lugar.

Time do Brasília faz mais dois pontos com o ginásio lotado ao fundo.

Seleção masculina de vôlei vence Polônia e continua invicto


O oposto Vissoto entrou como titular e foi maior pontuador do jogo.
A seleção brasileira enfrentou a Polônia este fim de semana, pela Liga Mundial e mesmo jogando na casa dos adversários, venceu as duas partidas por 3 sets a 0, o último jogo com parciais de 25/19, 25/21 e 25/20. A força da nova geração do vôlei brasileiro e a experiência dos antigos jogadores foram fundamentais nessas duas vitórias. O Brasil mantém 100% de aproveitamento, com seis vitórias em seis jogos e é líder do grupo D da Liga Mundial, com 17 pontos. O próximo adversário da seleção é a equipe da Finlândia, no sábado seguinte, em Tampere. A seleção brasileira volta a jogar em casa nos dias 18 e 19 de julho, no ginásio do Mineirinho, em BH, contra a Venezuela.


O capitão Murilo liderou o Brasil em mais uma vitória.

O técnico Bernardinho está aproveitando a boa fase da equipe para testar novos jogadores. Na partida deste domingo, ele tirou os titulares no jogo passado, Giba, Rivaldo e Lucão. No lugar entraram Thiago Alves, Leandro Vissoto e Sidão. Mesmo com atletas novos, a qualidade do time não caiu. O Brasil saiu atrás nos três sets, mas logo se recuperou e virou o placar. A seleção polonesa colocava pressão no início do set e nos dois primeiros chegou ao tempo técnico na frente. Mas vendo a reação dos brasileiros, não conseguiam manter o mesmo ritmo. O capitão Murilo foi o destaque nas duas partidas. No sábado, foi o maior pontuador da partida com 16 pontos. Na partida de domingo, o maior pontuador foi o oposto Leandro Vissoto, também com 16 pontos.

Seleção feminina arrasa Canadá na estréia da Copa Pan Americana

As meninas do Brasil atropelaram o Canadá, na última sexta-feira, na estréia da Copa Pan Americana, em Miami, nos Estados Unidos. O time do Zé Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/11, 25/12 e 25/13, com menos de uma hora de jogo. Mari foi o destaque do jogo e maior pontuadora com 12 pontos, sendo três de saque, um de bloqueio e oito de ataque. Sassá também fez uma ótima partida e marcou 10 pontos. O Brasil enfrentou o Canadá com Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Carol Gattaz, Mari, Sassá e a líbero Fabi, como titulares. Durante o jogo entraram Ana Tiemi, Thaisa, Joycinha, Adenízia e Camila Brait. Como Zó Roberto já tinha anunciado, o torneio serve como um vestibular, para decidir e preparar o grupo que vai jogar o Grand Prix, em julho.
Fabiana, Dani Lins e Mari se cumprimentam antes da partida.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Cruzeiro vence Grêmio e abre vantagem para próximo jogo


A torcida do Cruzeiro lotou o Mineirão e fez a festa no primeiro jogo da semifinal.

A primeira partida da semifinal da Taça Libertadores da América entre Cruzeiro e Grêmio foi cheia de emoção, polêmica e gols. O Cruzeiro conseguiu uma vitória expressiva, que só não o deixou com um pé na final por um gol de Souza para o Grêmio quase no fim da partida. Mas com gols de Wellington Paulista, Wagner e Fabinho, o Cruzeiro faz 3 a 1 no Grêmio e pode perder por até um gol de diferença que chega à final. O gol gremista, marcado pelo Souza, deu vida para o time gaúcho continuar lutando na partida em Porto Alegre. Uma vitória por 2 a 0 garante o Grêmio na final. O jogo foi muito movimentado e só não teve o placar maior pelos problemas na finalização dos times e as boas defesas de Fábio e Marcelo Grohe. A nota triste e polêmica foi a declaração do jogador cruzeirense Elicarlos, que afirmou ter sido chamado de “macaco” pelo argentino Maxi López, do Grêmio, durante a partida.

Maxi López perdeu várias oportunidades de gol.
O Grêmio começou melhor, aproveitando o buraco na defesa cruzeirense pelo lado esquerdo. Sem um lateral para a posição, já que Gerson Magrão está contundido, o técnico Adilson Batista improvisou com Elicarlos. O time gaúcho desperdiçou várias chances claras de gol, errando no momento da finalização. Alex Mineiro perdeu duas chances na pequena área, e Maxi López chutou para fora estando de cara com Fábio. O Cruzeiro respondia do outro lado, com boas chances que paravam nas mãos do goleiro Marcelo. Maxi López e Wagner se estranharam no meio-de-campo após uma falta de Elicarlos em Souza. Segundo o jogador do Cruzeiro foi nessa hora que ele foi ofendido pelo atacante do Grêmio e o Wagner foi tirar satisfações. O jogo começou a ficar tenso e o árbitro parecia perder o controle dos jogadores, que abusam das faltas e jogadas violentas.
Wellington Paulista abre o placar para o Cruzeiro, aos 37 do primeiro tempo.

Como diz a máxima “quem não faz, leva”, o Grêmio viu o time da casa marcar o primeiro gol. Aos 37 minutos, Kléber cruza da direita e Wellington Paulista se antecipa ao zagueiro e chuta forte sem chances para o goleiro. Na volta do intervalo, o Grêmio não teve nem tempo de tentar o empate, e a Raposa já estava ampliando. Com um minuto de jogo, Wagner arrisca um belo chute da entrada da área. A bola desvia em Tcheco e tira o goleiro Marcelo da jogada. Cruzeiro 2 x 0 Grêmio. O time do técnico Paulo Autuori sente o resultado e o Cruzeiro passa a ter domínio da partida. Autuori tira Alex Mineiro e coloca Herrera para mudar o ataque. Mas quem chega ao gol, mais uma vez, é o Cruzeiro. Após cruzamento na área, Fabinho sobe mais alto para marcar de cabeça. O jogo é interrompido aos 29 minutos, pois o árbitro teve um estiramento na coxa e demora quatro minutos para recomeçar. A pausa é boa para os jogadores do Grêmio, que sofriam enorme pressão cruzeirense. Logo no recomeço, Souza pede para bater uma falta na entrada da área. O meia acerta a cobrança no canto direito de Fábio e diminui, 3 a 1. O Grêmio ainda tenta marcar mais um, mas o Cruzeiro segura o resultado até o fim da partida, para a festa da torcida cruzeirense que lotou o Mineirão.
Assista aos melhores momentos da partida entre Cruzeiro e Grêmio:

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Estados Unidos surpreendem e vencem a Espanha

Os Estados Unidos é, definitivamente, a zebra dessa Copa das Confederações. A seleção americana – que, para muitos, não passaria nem da 1ª fase – venceu a imbatível Espanha por 2 a 0 e está na final da Copa das Confederações. O resultado não é inesperado a toa. A Espanha, atual campeã européia e número 1 no ranking da Fifa, estava há 35 jogos sem perder, ou seja, quase 3 anos de invencibilidade. Mas a Fúria não jogou nem metade da exibição feita na primeira partida da competição, na qual chegou a golear a Nova Zelândia por 5 a 0. Os Estados Unidos aproveitaram as falhas da seleção espanhola e marcaram duas vezes, com Altidore e Dempsey.



Altimore comemora o primeiro gol da seleção americana.

A Espanha não entrou com a mesma atitude das outras partidas, talvez por menosprezar o adversário ou talvez por ter muita confiança no time. O certo é que uma das melhores seleções do momento passou sufoco com a seleção americana, que não tem expressividade no futebol. Os Estados Unidos nunca tinha chegado a uma final de um torneio organizado pela Fifa. A seleção americana chegou com perigo primeiro, aos oito minutos, com um chute de Dempsey que passou perto da trave. A Espanha tentou, três minutos depois, com uma cabeçada de Fernando Torres. A seleção espanhola tinha maior posse de bola, mas não criava oportunidades efetivas de gol. Mas, com um rápido contra-ataque, Altidore recebeu na entrada da área, girou e chutou fraco para o gol. O goleiro Casillas aceitou.



O jogador espanhol Fabregas lamenta o segundo gol dos Estados Unidos.

No segundo tempo, os americanos seguraram o resultado na base da raça e da garra, reforçando a defesa. A Espanha, precisando do gol, foi para o ataque. Em alguns lances, a seleção espanhola, quase chegou ao empate. Mas parou na defesa americana, no goleiro, e na falta de sorte. A pressão da Espanha era muito forte, mas desatenta na defesa, acabou errando muito. E foi a partir de duas falhas da seleção espanhola que os Estados Unidos chegaram ao segundo gol. Na intermediária, após um vacilo do jogador espanhol, os Estados Unidos recuperam a bola. Donovan recebe na lateral e cruza para Dempsey, mas Sergio Ramos intercepta a bola na pequena área e demora para sair jogando. Dempsey aproveita a bobeada e chuta para o funda da rede. Assista aos gols da partida entre Espanha e Estados Unidos pela semifinal da Copa das Confederações:


terça-feira, 23 de junho de 2009

Novidades no Jornal de Esportes!

Olá caro leitor,

se você visitou o Jornal de Esportes na última semana, percebeu que ficamos sem atualização. Pois, justamente nessa semana repleta de eventos esportivos, eu também tive várias outras atividades e não tive como postar. Mas não deixei de acompanhar tudo o que podia no mundo esportivo: as rodadas do Brasileirão, com mudança de líder e goleadas; os jogos da Liga Mundial de Vôlei; as finais do Novo Basquete Brasil; as partidas da Taça Libertadores; os jogos da seleção na Copa das Confederações; semifinal da Copa do Brasil; Fórmula 1; natação e muito mais.
A boa notícia? Após esse lapso, o Jornal de Esportes volta a ser atualizado e outras novidades estão sendo preparadas. Reportagens especiais, entrevistas, cobertura completa dos principais jogos, com mais críticas e opiniões afiadas, são algumas das novidades preparadas para que você, leitor, possa ficar por dentro do mundo dos esportes. Além disso, o Jornal de Esportes TV - que já apareceu por aqui com uma reportagem especial sobre o Ayrton Senna e depoimentos de atletas - passará a ser semanalmente, com um resumo das atrações daquela semana. Então, não perca e continue acessando o Jornal de Esportes! Deixe sua sugestão ou comentário clicando no link na coluna ao lado. O que você quer ver no Jornal de Esportes? O que está faltando? Participa de algum evento esportivo, é atleta ou trabalha com esportes e querm sugerir uma matéria? Fique a vontade para deixar sua opinião!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Em jogos sem gols, Grêmio está na semifinal e Palmeiras é desclassificado da Libertadores

Dois brasileiros disputaram nesta quarta-feira a vaga para as semifinais da Taça Libertadores da América, mas apenas um conseguiu a classificação. O Palmeiras foi até o Uruguai precisando vencer o Nacional ou empatar em 2 a 2 ou mais, já que empatou em casa em 1 a 1. A situação do Grêmio era o contrário. O time gaúcho empatou em 1 a 1 com o Caracas, na Venezuela e garantiu a vaga com um empate sem gols no Olímpico. Agora o Grêmio espera a decisão entre São Paulo e Cruzeiro, hoje, no Morumbi. O Cruzeiro venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e se classifica com um empate. Já o Palmeiras se despede da competição enquanto o Nacional vai enfrentar o vencedor entre Estudiantes (ARG) e Defensor (URU).

domingo, 14 de junho de 2009

Meninas do Brasil levam primeiro título de 2009 invictas

A seleção feminina de vôlei também começou o ano com o pé esquerdo. Com algumas peças novas, como as levantadoras Dani Lins e Ana Tiemi e a ponteira Natália, o Brasil conquistou o primeiro título do ano, o Torneio de Montreaux, na Suíça. As meninas do Brasil venceram o time B da Itália por 3 sets a 0, parciais de 25/17, 25/18 e 25/23, na final da competição. A oposta Sheilla foi a maior pontuadora do jogo com 14 pontos. Fabiana foi eleita a melhor jogadora do torneio. Carol Gattaz e a pequena Fabi, levaram os troféus de melhor bloqueadora e melhor líbero da competição. Em todo o torneio, a seleção brasileira perdeu apenas um set, para a Polônia. Os outros quatro jogos foram vencidos sem perder nenhum set.

As meninas do Brasil comemoram o primeiro título de 2009, no Torneio de Montreaux.

Apesar da vantagem no placar contra a Itália, se engana quem pensa que foi um jogo tranqüilo. No primeiro set a seleção venceu sem dificuldades, com uma bela atuação de Sheilla e da meio-de-rede Fabiana. Mas as italianas voltaram melhor no segundo set e passaram a marcar nossas atacantes. Fabiana ficou com dificuldades para virar as bolas, já que sempre subiam com ela no bloqueio. A seleção brasileira errou em algumas jogadas e as italianas abriram três pontos de vantagem. José Roberto Guimarães colocou Thaísa e Sassá no lugar de Carol Gattaz e Natália. A recepção melhorou e o Brasil virou o placar fazendo sete pontos consecutivos.


A meio-de-rede Fabiana foi eleita a melhor jogadora da competição.
No terceiro set a situação foi ainda mais complicada. Precisando vencer para forçar o quarto set, a seleção italiana abriu oito pontos de diferença, fazendo 20 a 12. Com um ataque de Mari começou a reação brasileira, que diminuiu para três pontos a diferença. A Itália chegou a fazer 23 a 21, mas parou no paredão brasileiro. Os últimos quatro pontos que deram a vitória para a seleção brasileira foram de bloqueio, com Fabiana, Thaísa, Sheilla e Carol Gattaz. Esse quesito foi um dos mais fortes do Brasil, que fez 15 pontos de bloqueio em toda a partida.

Com novos talentos, Brasil derrota Polônia

O início desse ciclo olímpico é marcado pela renovação na seleção masculina de vôlei, comandada pelo técnico Bernardinho. Dos medalhistas de prata nas Olimpíadas de Pequim estavam em quadra apenas Murilo, Bruninho e Serginho. O resto do time era composto por jovens atletas, uma nova geração, que viu o Brasil ser campeão de tudo nesses últimos anos. Por isso, a pressão era muito grande. Mas eles não decepcionaram. Venceram os dois jogos contra a Polônia na estréia da Liga Mundial e perderam apenas um set. Na partida desse domingo, atropelaram os poloneses em 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/20 e 25/15.


Murilo comandou a seleção na vitória em cima da Polônia.

Mesmo se apresentando cheia de novos rostos, a qualidade técnica da seleção brasileira não caiu. Pelo contrário, essa nova geração, mais alta, demonstra força, rapidez e agilidade. O bloqueio foi um dos quesitos mais utilizados em quadra e quem comandou o time foi o capitão Murilo. Longe de ser o mais alto, Murilo deu uma aula de bloqueio. Outro destaque foi Thiago Alves, maior pontuador da partida com 14 pontos. O ponta entrou como titular no lugar de João Paulo e fez bonito. Aliás, os novos nomes da seleção que chegaram agora conseguiram manter o nível das últimas competições. O meio-de-rede Lucão, no alto de seus 2,09m, deu um show no ataque, no bloqueio e no saque.


Sidão estreou com o pé direito e ajudou a equipe com dois aces.

A seleção jogou ajustada, um pouco mais entrosada do que no primeiro jogo, e não deu chances para a seleção polonesa. O outro estreante do dia, Sidão, também fez sua parte na vitória do Brasil. Com dois pontos de saque seguidos, a seleção conseguiu abrir a maior vantagem no placar, com cinco pontos. Foi com essa nova geração, que ainda conta com Rivaldo, Leandro Vissoto, Marlon, Éder entre outros, que o Brasil venceu a Polônia nos jogos de estréia da Liga Mundial. Acredito que o Bernardinho não vai ter dificuldades em formar outro grupo competitivo e forte para o novo ciclo olímpico. O problema, talvez, será definir os titulares, com tantos atletas bons para escolher. E você, gostou da nova seleção masculina?

sexta-feira, 12 de junho de 2009

V&M/Minas vence Corinthians e acaba com chances do time paulista

O time do Minas recebeu o São Caetano/Corinthians/Unip nesta quinta-feira, na Arena Viva, para a penúltima partida da primeira fase Liga Futsal, e venceu por 6 a 4. Essa foi a décima vitória do time mineiro, que já garantiu a classificação para a segunda fase com antecedência. Mas a derrota do Corinthians, oitava do time paulista, acabou com qualquer chance de avançar para a próxima fase. O artilheiro do Minas, Augusto, garante que o Minas vem forte para a próxima fase. “Uma equipe aguerrida, uma equipe jovem, vamos em busca de chegar na semifinal, que desde 2007 estamos tentando, e esse ano se Deus quiser vamos chegar”, disse Augusto. O próximo adversário do Minas será o já classificado Malwee Futsal, na quarta, dia 17, na Arena Vivo.

Augusto, artilheiro do Minas, garante que vai trabalhar para continuar fazendo gols.

A partida começou acelerada. O Corinthians precisava vencer para seguir na competição e foi ao ataque. Com menos de um minuto de jogo, Paulinho Japonês recebeu um passe dentro da área e chutou de primeira para fazer 1 a 0. O time mineiro não se abateu e conseguiu o empate logo em seguida. Após um bate rebate dentro da área, Guto empurrou para o gol. O jogo ficou equilibrado e o Minas conseguiu a virada só aos 9 minutos, com o ala Rafael. O técnico Flávio Cavalcante tinha colocado o experiente Simi em quadra e veio dos pés dele o empate corintiano. Ele arriscou um chute forte de direita e o goleiro Bianchini não pegou. O time visitante adiantou a marcação e aumentou o ritmo do jogo. Em uma jogada de velocidade o Corinthians marcou o terceiro gol com Genário.
Na volta do intervalo, o técnico Perdigão deve ter chamado a atenção de seus jogadores, porque com menos de um minuto, Augusto – artilheiro da equipe com 13 gols – fez um belo gol, empatando novamente a partida. O Minas estava melhor em quadra e aos 24 minutos, Augusto fez boa jogada e cruzou para Guto marcar seu segundo gol no jogo. O Corinthians se desequilibrou e o time mineiro marcou mais um gol com o rápido Diece. Ele avançou pela direita em velocidade e chutou forte para fazer 5 a 3. No último minuto, Paulinho Japonês, fez mais um para o alvinegro, diminuindo a diferença, mas o Minas ampliou com Pixote, fechando o placar em 6 a 4.

Perdigão espera chegar mais longe com a equipe do Minas.

Para o técnico do Minas, Rodrigo Perdigão, o time precisa melhorar na defesa, já que levou quatro gols nessa partida. “Hoje eu não gostei do sistema defensivo, muito difícil a gente tomar quatro gols e tomamos. Temos que corrigir, porque tomar quatro gols na próxima fase vai ser muito difícil fazer mais do que isso“. Ele afirma que o primeiro objetivo – passar para a segunda fase – já foi alcançado e que agora a equipe vai trabalhar forte para avançar ainda mais no campeonato. “A próxima meta, degrau por degrau, é chegar à terceira fase. Pelo o que os meninos estão demonstrando a gente tem chance de chegar sim“, afirmou Perdigão no fim da partida.

Flamengo vence e sai na frente na final do NBB

O primeiro jogo da final do Novo Basquete Brasil entre Flamengo e Universo/BRB/Financeira Brasília foi cheio de reviravoltas. Disputado na capital federal, cerca de 12 mil torcedores viram o Flamengo virar no quarto turno e vencer por 81 a 74, fazendo 1 a 0 na série melhor de três. Os dois próximos jogos serão no Rio de Janeiro, na Arena da Barra, sábado às 12h e domingo às 13h. Se o Flamengo ganhar mais uma partida será campeão. Como toda decisão, o jogo foi tenso e movimentado, com as duas equipes muito concentradas. Marcelinho, mais uma vez, foi o destaque do jogo. Ele comandou o Flamengo na virada e foi o cestinha com 32 pontos, e ainda seis rebotes e quatro assistências.


Marcelinho levou o Flamengo à vitória, marcando 32 pontos na partida.
O início da partida foi corrido, com pontos lá e cá. O time do Brasília insistia nos arremessos de três pontos, que teimavam em não cair. O Flamengo aproveitou e abriu seis pontos de vantagem. O time da casa tentou reagir, mas Marcelinho fez sete pontos no fim do turno e a equipe carioca terminou na frente com 21 a 18. No segundo turno o Brasília voltou em ritmo acelerado. Fez nove pontos seguidos contra nenhum do Flamengo. O ala-armador, Alex fez 13 pontos nesse turno, e o Brasília chegou a abrir 14 pontos de vantagem com 19 a 2, para alegria da torcida. Mas o jogo foi interrompido por um problema na tabela e o time visitante pôde se reorganizar. Ouvindo as instruções do técnico Paulo Chupeta, os atletas recuperaram o ritmo do jogo. Marcelinho fez uma cesta de três logo que voltou a partida. No final do primeiro tempo, a diferença de 14 pontos tinha caído para sete e terminou em 40 a 33.
No segundo tempo foi a vez do Flamengo voltar com força total. Comandado por Marcelinho, o time carioca marcou sete pontos seguidos incendiando a partida. O Brasília chegou a abrir seis pontos mas permitiu o empate no último segundo do terceiro turno com um cesta de três de Marcelinho. Na volta do quarto turno, o Flamengo largou na frente, com uma cesta de Jefferson de três pontos. Logo, o time visitante abria oito pontos de diferença. O Brasília recuperou com duas cestas de três de Alex e Valtinho. Faltando um minuto do fim, o Flamengo foi com tudo e garantiu a vitória por 81 a 74.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Com gols de Robinho e Nilmar, Brasil vence Paraguai de virada

Nessas eliminatórias, a seleção brasileira ainda não tinha conseguido duas vitórias seguidas numa mesma rodada. Quando se apresentava bem fora de casa não repetia a atuação no Brasil e vice-versa. Nessa rodada tudo deu certo para o time de Dunga. Após golear o Uruguai em Montevidéu, recebeu o Paraguai – líder no início da rodada – e conseguiu uma bela vitória no Recife. De virada, a seleção fez 2 a 1 com gols de Robinho e do estreante Nilmar. Quem abriu o placar no jogo para o Paraguai foi o atacante Cabañas. O Brasil terminou em primeiro lugar na tabela com 27 pontos e está praticamente classificado para a Copa do Mundo de 2010.


O Brasil venceu o Paraguai de virada no estádio Arruda, no Recife.

A única novidade desta seleção foi a entrada de Nilmar, no lugar de Luís Fabiano, suspenso. E o Brasil começou bem, logo no primeiro minuto dois chutes a gol de Kaká e Robinho, defendidos por Villar. O Paraguai não se assustou e tendo o gordinho Cabañas como principal jogador, deu trabalho à zaga brasileira. O jogo ficou truncado, com as duas seleções marcando forte nas saídas de bola. Tanto Brasil como o Paraguai tentavam o ataque, mas sem perigo ao gol adversário. Mas, aos 25 minutos, Cabañas sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo cobrou, a bola desviou no pé de Elano e tirou o goleiro Júlio César da jogada. Paraguai 1 a 0 no Brasil.


Daniel Alves se movimentou bastante e participou do primeiro gol.
O Brasil manteve a calma e passou a correr atrás do resultado. Kaká era o mais empenhado, mas não conseguia avançar devido à forte marcação. O lateral direito, Daniel Alves, foi um dos destaques do jogo, buscando o ataque e fazendo boas jogadas. Aos 40 minutos, saiu dele o lance do gol de empate. Daniel cruzou na área, Kléber passou direito e Robinho apareceu na segunda trave para marcar. Golaço! O Brasil segurou a posse de bola até o final do tempo. No segundo tempo, a seleção brasileira voltou mais solta e conseguiu a virada logo no início. Felipe Melo fez um ótimo lançamento para Nilmar na entrada da área. O atacante tentou tocar de peito para Robinho, mas a zaga cortou. A bola voltou em Nilmar e direto para o gol. Virada brasileira com gol de estreante.


Robinho comemora após marcar o gol de empate no primeiro tempo.

Mais tranqüilo com a vitória parcial, o Brasil passou a jogar explorando os contra-ataques. Kaká, Nilmar, Robinho e Daniel Alves eram os que mais ameaçavam a zaga paraguaia. Na maioria das vezes, só paravam com faltas. Dunga colocou Ramires, que deu mais movimentação ao meio campo brasileiro. O Paraguai tentava chegar ao ataque, mas parava na defesa brasileira. Mais para o fim da partida entraram Alexandre Pato e Kleberson. Mais solto em campo, até o zagueiro Lúcio fez jogada de atacante. Com a bola perto da lateral, ele tocou entre as pernas do marcador e cruzou para área. Pato escorou para fora.

Nilmar estreou com o pé direito, marcando o gol da virada.
O bom resultado deixou Dunga e os jogadores mais tranqüilos e convenceu a torcida brasileira. Aos poucos, os jogadores vão se entrosando e a seleção aparece mais como equipe. Com o grupo coeso e equilibrado, as qualidades técnicas de jogador aparecem. A seleção deve engrenar agora, com a Copa das Confederações. Será um bom teste para Dunga ver se realmente está no caminho certo. E você, o que achou da atuação da seleção brasileira contra o Paraguai? Deixe seu comentário abaixo.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Seleção feminina estréia com vitória no Torneio de Montreux

A renovada seleção feminina de vôlei começou o novo ciclo olímpico com o pé direito. Disputando o Torneio de Montreux, na Suíça, o time de Zé Roberto Guimarães não teve dificuldades para vencer a Alemanha por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/19 e 25/14. Fabiana e Natália foram as maiores pontuadoras com 13 pontos cada. Cheia de novidades – a equipe tem apenas seis jogadoras que fizeram parte do grupo olímpico – a seleção mostrou falta de entrosamento no início, mas com a qualidade técnica de algumas atletas, conseguiu superar os problemas. Começaram jogando Fabiana, Ana Tiemi, Sassá, Sheilla, Carol Gattaz, Natália e Fabi. A próxima partida do Brasil é nesta quinta-feira-feira, contra a China. As chinesas também estrearam vencendo as polonesas por 3 sets a 0, parciais 25/17, 25/21 e 25/13.


Carol Gattaz se destacou na estréia da seleção, na Suiça.

Zé Roberto fez uma renovação entre as levantadoras brasileiras e convocou Dani Lins e Ana Tiemi. Dani foi escolhida titular e capitã da equipe, mas por causa de uma lesão quem começou jogando foi Ana Tiemi. A jovem levantadora ficou insegura no início da partida cometendo alguns erros de passe. Com uma ótima atuação de Carol Gattaz e da estreante Natália, o Brasil foi melhorando no set. A Alemanha não estava bem e errou muito no saque e ataque. Com o time melhor em quadra, Zé Roberto colocou Mari, Joycinha e Dani Lins – se recuperando da lesão – mas a qualidade caiu e ele voltou com a equipe original. Depois de uma bela recuperação de Sassá, a seleção brasileira fechou o primeiro set com 25 a 20.

Sheilla é uma das seis campeãs olímpicas que continuam nesse novo ciclo.
No segundo set, o Brasil ainda sentia a falta de ritmo e entrosamento entre as jogadoras e a seleção alemã se aproveitou. Mais atentas, elas tiraram proveito dos erros brasileiros para ficarem três pontos à frente. Foi com a boa atuação de Sheilla e Carol Gattaz que a seleção brasileira conseguiu virar o jogo e assumir a liderança no placar. Com um forte bloqueio, o Brasil mostrou superioridade e terminou o set em 25 a 19. O terceiro set foi o mais tranqüilo de todos. A seleção mostrou porque é uma das melhores do mundo e dominou o set. Logo no início abriu uma grande vantagem que as alemãs não iriam conseguir tirar. Com um ataque potente e melhora no saque, o Brasil usou de suas armas, a defesa e o bloqueio, para encerrar a partida. O último ponto mostrou a personalidade da jovem Ana Tiemi com uma bola de segunda.

Análise da quinta rodada: Goleada, lances polêmicos e virada fantástica

O Campeonato Brasileiro está apenas no começo, mas as partidas já estão repletas de emoções e polêmicas. A quinta rodada não foi diferente, teve viradas fantásticas, goleadas, lances polêmicos, erros de arbitragem e gols bonitos. O Internacional continua líder, mas perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar com o Cruzeiro por 1 0 1, no Mineirão. O Atlético-MG goleou o xará no Paraná por 4 a 0 e agora é vice-líder, dois pontos atrás do Inter. Já o Atlético-PR, continua sem vencer e é o lanterna da competição. Para piorar, perdeu o técnico Geninho, que se demitiu após a partida. Um dos jogos mais emocionantes da rodada foi entre Sport e Flamengo, com uma virada espetacular do Leão. Após estar perdendo de 2 a 0, com menos de 10 minutos de jogo, virou para 4 a 2, em oito minutos.


Cruzeiro e Inter empatam no Mineirão em jogo com duas expulsões.
Cruzeiro e Inter foi um dos jogos mais esperados pelos fãs do futebol, por ser entre duas grandes equipes, mas o destaque acabou sendo negativo. Logo no início da partida, o Internacional abriu o placar com Magrão. Pouco minutos depois, o Cruzeiro tinha uma falta perigosa para cobrar e a árbitro tentava conter a movimentação dentro da área. Kléber e Marcelo Cordeiro se desentenderam e o lateral do Inter foi empurrado por Kléber. Marcelo caiu em cima de Lauro, e o goleiro foi tirar satisfação com o atacante. Kleber pisa no pé de Lauro que revida com um chute. Os dois foram expulsos. A cena foi lamentável para o futebol e para dois times tão importantes do futebol brasileiro. O Cruzeiro empatou a partida no segundo tempo, com Wellington Paulista.


Galo goleia xará paranaense por 4 a 0 e é vice-líder do Brasileiro.

O início do campeonato está sendo muito bom para o outro time mineiro. As boas atuações fora de casa e a invencibilidade até agora deixam os torcedores animados. A vitória em cima do Atlético-PR, em Curitiba, deu moral para o time, que está se ajustando sob o comando de Celso Roth. Apesar do Atlético-PR estar em uma fase ruim, o Galo soube aproveitar da situação e marcou quatro gols. O saldo de gols é fator de desempate na tabela, por isso muito importante. Mas os bons resultados não podem iludir os jogadores. Ainda tem muito campeonato pela frente, e o Atlético-MG vai enfrentar muitos times fortes. Mas os pontos ganhos nesse início serão fundamentais no futuro.


O Sport consegue uma virada sensacional em cima do Flamengo na Ilha do Retiro.

O jogo mais emocionante da rodada foi entre Sport e Flamengo. O time carioca começou melhor e abriu o placar com seis minutos de jogo. Juan achou Adriano, que de calcanhar tocou para Léo Moura, e achou Emerson livre. O atacante encheu o pé para marcar. Três minutos depois, Juan cruzou na área e Emerson marcou novamente. O time do Sport estava perdido em campo e parecia que a goleada ia ser grande. Uma alteração mudou o time e a cara do jogo. Juliano entrou no lugar de Igor e o resultado foi imediato. Aos 26 minutos começou a virada, com o primeiro gol do Leão, com Durval. Depois só deu Weldon. O atacante empatou aos 28, virou com 30 minutos e ampliou dois minutos depois. Uma virada sensacional do Sport, que venceu por 4 a 2.
O que você achou da rodada? Acredito que atuações fracas de alguns times se devem ao fato de estarem disputando outras competições, como o Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras e Grêmio, na Libertadores e o Corinthians na Copa do Brasil. Apesar de que o Internacional é finalista na Copa do Brasil e líder do Brasileirão. Deixe sua opinião sobre essa rodada e a próxima.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Campeão da Fórmula 1 de 2009 já está definido?

Em sete corridas disputadas esse ano pela Fórmula 1, seis foram vencidas pelo inglês Jenson Button. O piloto da Brawn GP já soma 61 pontos e está isolado na liderança do campeonato. O segundo colocado é o companheiro de equipe Rubens Barrichello com 35 pontos. Button venceu sua sexta corrida no GP da Turquia, ultrapassando o pole position Sebastian Vettel, depois de um erro do piloto da RBR, e se mantendo à frente até a última volta. Vettel foi ultrapassado por Max Webber e terminou em terceiro. O australiano, também da RBR ficou em segundo. Felipe Massa, que havia vencido as últimas três corridas na Turquia, ficou na sexta posição. Rubinho teve problemas na largada e caiu para a 13ª posição. Durante a corrida o brasileiro ainda passaria por outros problemas e abandonaria faltando dez voltas para o final.


Jenson Button aproveita erro de Vettel para fazer a ultrapassagem e assumir a liderança.


A questão é que está difícil superar Button. A única corrida que ele não venceu foi na China, conquistada por Sebastian Vettel. O piloto inglês está sobrando em todas as corridas e quando não conquista a pole, larga nas primeiras posições. O carro de Button parece ser superior do que das outras escuderias e até de seu companheiro Barrichello, que já passou por problemas. A vantagem de Jenson na temporada é muito grande, são 26 pontos do segundo colocado, o Rubinho. Para os outros pilotos então, a diferença é maior ainda. Alguns pilotos já afirmaram que essa temporada já está definida e resta melhorar os carros e trabalhar para a próxima temporada. O que você acha? Jenson Button será o campeão da Fórmula 1 de 2009?


Jenson Button é o líder com 61 pontos e seis vitórias.
Equipes e pilotos se unem contra FIA

Há também outra questão polêmica. Várias escuderias manifestaram insatisfação com as regras impostas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Pilotos e chefes de equipes de oito dos dez times se reuniram antes da corrida para discutirem as mudanças que a Federação planeja para a próxima temporada. As únicas equipes que não participaram foram Willians e Force India. Ferrari, McLaren, Brawn GP, Toyota, RBR, STR, BMW Sauber e Renault se mostraram contra as medidas apresentadas pelo presidente da FIA, principalmente do limite orçamentário de cerca de R$ 130 milhões. Os pilotos brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa afirmaram ao final na reunião, que se não chegarem a um acordo, as equipes podem sair da Fórmula 1. “O campeonato depende das equipes e dos pilotos. Se a FIA não quiser nos ouvir, correremos em outro lugar”, disse Massa, da Ferrari. Barrichello confirma: “Mas, se não houver acordo, poderemos deixar a Fórmula 1 e criar uma nova competição”.

domingo, 7 de junho de 2009

Brasil quebra tabu e goleia Uruguai

Depois de 33 anos sem vencer o Uruguai no estádio Centenário em Montevidéu, a seleção brasileira quebra o tabu e, ainda por cima, de goleada e com uma belíssima atuação. O Brasil conseguiu neutralizar o meio-de-campo uruguaio e mesmo quando chegavam à área brasileira, não passavam da barreira Júlio César. Superior durante todo o jogo, a seleção brasileira goleou o Uruguai por 4 a 0, com gols de Daniel Alves, Juan, Luís Fabiano e Kaká. O resultado deixou o Brasil em primeiro lugar das Eliminatórias da Copa, ficando com os mesmos 24 pontos que o Paraguai, mas com dez gols a mais de saldo. A seleção paraguaia, aliás, é a próxima adversária do Brasil, nesta quarta, no Recife.


Juan, Daniel Alves (de costas), Luís Fabiano e Kaká marcaram para o Brasil.


A seleção brasileira dominou a partida e passeou em campo. Mordidos pela provocação da torcida uruguaia – uma bandeira com os anos de 1950 e 2014 (uma alusão à Copa do Mundo vencida pelo Uruguai no Maracanã e à final da Copa de 2014, que também será no Maracanã) – os jogadores brasileiros sentiam a necessidade da vitória. Com dificuldades para tocar a bola por causa do péssimo estado do campo, o primeiro gol brasileiro saiu de um chute de longa distância. Daniel Alves pegou a bola da intermediária, sem muita força, e o goleiro Vieira aceitou. Frango do goleiro e 1 a 0 Brasil, aos 11 minutos.



A provocação da torcida uruguaia teve efeito contrário e o Brasil goleou.


O Uruguai passou a pressionar mais e produziu boas jogadas que paravam sempre nas mãos do goleiro Júlio César. A seleção dona da casa ainda teve um gol corretamente anulado por causa de impedimento. O autor do gol Daniel Alves, ainda foi decisivo em dois lances na defesa, salvando o primeiro gol uruguaio. O Brasil ampliou com um belo gol de Juan. Elano cobrou o escanteio e o zagueiro cabeceou e Vieira fez bela defesa. A bola, tirada da área pela defesa, caiu novamente nos pés de Elano, que cruzou na cabeça de Juan. O zagueiro se antecipou ao goleiro e marcou.

Daniel Alves fez o primeiro gol brasileiro e é saudado pelos reservas.

No segundo tempo, o Brasil já voltou no ataque. Logo no início, em uma triangulação entre Elano, Kaká e Luís Fabiano, o atacante acertou um chute cruzado da entrada da área e marcou o terceiro da seleção. Apesar de chegar com certo perigo em alguns momentos, sempre salvos por Júlio César, o Uruguai sentiu a goleada e desanimou em campo. Com o jogo dominado, o Brasil não teve problemas para chegar ao quarto gol. Kaká é lançado na área e sofre uma falta boba. O árbitro marca pênalti. O próprio Kaká bate para fechar a goleada histórica: 4 a 0. Júlio César, melhor goleiro da atualidade, ainda fez duas defesas extraordinárias, não permitindo que o Uruguai marcasse nem um gol de honra.

Luís Fabiano foi expulso e não jogará contra o Paraguai, na próxima quarta.

O técnico Dunga pôde descansar aliviado após a partida. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, tinha dito durante a semana que a seleção tinha obrigação de fazer pelo menos quatro pontos nessas duas partidas. A seleção já somou três pontos nesse jogo e vai brigar pela vitória contra o Paraguai, no Recife. Para essa partida, Dunga não contará com Luís Fabiano, expulso contra o Uruguai. Resta saber se entra Pato ou o estreante Nilmar.
Assista abaixo aos gols da seleção brasileira:


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Corinthians e Inter na final da Copa do Brasil

Dois jogos na noite desta quarta-feira definiram os finalistas da Copa do Brasil. O Corinthians recebeu o Vasco no Pacaembu com a vantagem do empate e foi o que deu. Apesar de sem gols, não faltou emoção e bons lances na partida. A situação do Coritiba era mais complicada. Recebendo o Inter, precisava vencer por 2 a 0 – já que tinha perdido o primeiro jogo por 3 a 1. O Coritiba venceu, mas por apenas 1 a 0 e se despediu da Copa do Brasil. Com os resultados a final será entre Corinthians e Inter, com a decisão marcada para o dia 1º de julho, no Beira-Rio. A primeira partida da final, será dia 17, no Pacaembu.



Ronaldo perdeu duas chances de gol, mas ajudou o Corinthians a garantir a vaga.
O Corinthians jogou com o apoio da torcida e viu o Vasco, que precisava de um gol para se classificar, ir para o ataque. Mas o time carioca falhava nas finalizações ou parava nas boas defesas de Felipe. Enquanto isso, o Timão aproveitava os contra-ataques para fazer as jogadas e assustar a zaga vascaína. Os dois times contavam com a volta de suas estrelas, Ronaldo no Corinthians e Carlos Alberto no Vasco, mas os dois não fizeram grande diferença na partida. Ronaldo, fora de ritmo, desperdiçou duas oportunidades de gol. O Vasco ainda foi prejudicado com um pênalti não marcado pelo árbitro. Final, empate sem gols e o Corinthians na final.

O Coritiba lutou até o fim, mas não conseguiu os dois gols que precisava.
O Internacional foi mais relaxado para enfrentar o Coritiba, no Couto Pereira, pela vitória conseguida no primeiro jogo. Foi tão relaxado, que o atual líder do Campeonato Brasileiro, não apresentou o mesmo futebol das últimas partidas e passou sufoco com o último colocado do Brasileirão. Empurrado pela torcida, o Coritiba foi em busca do gol que só saiu no segundo tempo, aos 29 minutos, com Ariel. A maior parte do jogo foi ataque contra defesa, com a pressão do Coritiba. Mas o Inter conseguiu, com uma marcação forte, segurar o Coritiba. O time paranaense lutou o tempo inteiro, até o fim, com destaque para Marcelinho Paraíba, que participou das principais jogadas e deu o passe para o gol. Mas o único gol não foi suficiente, e o Inter vai disputar a final da Copa do Brasil contra o Corinthians no ano do seu centenário.
Você acredita em favorito para essa final? Quem seria? Façam suas apostas e deixem suas opiniões nos comentários abaixo. Ah, e vote também na nossa enquete. Para você, quem vai ser o campeão da Copa do Brasil: Internacional ou Corinthians?

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Brasília vence Pitágoras/Minas e está na final do NBB

O Pitágoras/Minas bem que tentou. Precisava vencer o jogo desta terça-feira, na Arena Vivo, para forçar a quinta partida e ainda pensar na final. Mas o time do técnico Lula Ferreira foi melhor e conseguiu a vitória por 101 a 90. Agora o Universo/BRB/Financeira Brasília vai enfrentar o Flamengo na final do Novo Basquete Brasil. O primeiro jogo será na próxima terça-feira, às 19h, em Brasília. Apesar da derrota, o cestinha da partida, foi o pivô Murilo, com 21 pontos, um a mais que o Alex, do Brasília.

O Brasília vence por 101 a 90 e agora enfrenta o Flamengo na final.
A partida começou equilibrada, mas o Pitágoras/Minas sentiu a forte marcação do time do Distrito Federal e tinha dificuldades para encestar. Ficou quase quatro minutos sem pontuar. No segundo quarto, o Pitágoras/Minas voltou melhor e aproveitou das faltas cometidos pelos jogadores do Brasília para encostar no placar. A equipe da casa chegou ao empate, mas os visitantes, em menos de um minuto, fizeram quatro pontos e fecharam o primeiro tempo à frente.
Sentindo a pressão da vitória, o Pitágoras/Minas saiu para o jogo e manteve o equilíbrio no terceiro turno. O time do Brasília, mais tranqüilo, administrava o placar, com uma ligeira vantagem. Com boas jogadas de Murilo e Sucatzky, o Minas passou o Brasília, animando a torcida e dando esperanças ao time. Mas faltando apenas 40 segundos para o fim do turno, o Brasília abriu cinco pontos de vantagem e esfriou o time mineiro. No início do quarto turno o Brasília abriu treze pontos de diferença e a equipe do Minas ficou perdida dentro de quadra. O Universo/BRB/Financeira Brasília apenas administrou a vantagem até o final da partida.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

São Paulo dá o troco e vence Cruzeiro pelo Brasileirão

“Cada jogo é um jogo”, alguém já dizia. E nos confrontos entre São Paulo e Cruzeiro dessa semana, isso ficou mais claro. Na partida de quarta-feira, pela Libertadores, no Mineirão, o Cruzeiro foi superior na maior parte do tempo e anulou o ataque são-paulino. O time celeste venceu por 2 a 1 e deu um grande passo na conquista da vaga para a semifinal. Mas no encontro desse domingo, pelo Campeonato Brasileiro, no Morumbi, quem dominou o jogo foi o São Paulo. O time da casa não teve problemas para vencer o Cruzeiro por 3 a 0, resultado que animou a equipe para o jogo de volta da Libertadores, dia 17, também no Morumbi.

Washington comemora o primeiro gol da vitória do São Paulo, por 3 a 0.
O São Paulo, empurrado pela torcida, foi melhor desde o início do jogo e conseguiu anular o meio-de-campo cruzeirense com a boa marcação. Com três novidades importantes – Junior Cesar, Marlos e Borges, que entraram nas vagas de Hernanes, Dagoberto e Jorge Wagner – o time de Muricy abriu o placar logo aos 12 minutos em uma jogada estranha. Miranda chutou a bola para o ataque, Washington cabeceou, a bola foi para a área, quicou no chão uma vez e Washington novamente de cabeça mandou para o fundo das redes. O Cruzeiro assustou logo em seguida, quando Gerson Magrão acertou a trave. O novato Marlos fez bonita jogada pela direita e cruzou para Borges marcar o segundo.
O Cruzeiro bem que tentou tirar o zero do placar, mas errava no momento de finalizar ou parava nas defesas do goleiro Denis. Com vantagem no marcador, o São Paulo apenas administrou o jogo. Dagoberto entrou no lugar de Washington para dar mais movimentação à equipe. E a modificação de Muricy deu resultado. De goleiro para atacante, Denis lançou Dagoberto que chutou forte da entrada da área sem chances para Fábio, marcando o terceiro gol e selando a vitória são-paulina. O São Paulo, que ainda não havia vencido no Campeonato Brasileiro, subiu para o nono lugar, com cinco pontos. O Cruzeiro perdeu posições e caiu para a oitava posição, com seis pontos.

Adriano marca na volta ao Flamengo


Na tão aguardada reestréia de Adriano no Flamengo, o atacante não decepcionou. Jogando os 90 minutos, Adriano provou que ainda tem muito futebol e porque recebeu o apelido de Imperador. Logo no início, o jogador mostrou disposição e vontade, sendo fundamental na vitória do Flamengo sobre o Atlético-PR, no Maracanã, por 2 a 1. Adriano Além de marcar, ele criou jogadas e teve boa participação. O primeiro gol do Flamengo, foi contra, de Antônio Carlos. E o Atlético-PR diminuiu de pênalti com Rafael Moura. Com a vitória, o Flamengo subiu para a sexta posição, com sete pontos. O Atlético-PR ainda não venceu no Campeonato Brasileiro e está na penúltima colocação, a frente apenas do Coritiba. O que você achou da volta de Adriano ao Flamengo? Deixe sua opinião nos comentários.

Confirmadas as 12 sedes da Copa de 2014

A Fifa anunciou ontem as 12 cidades brasileiras que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Das escolhidas para receberem os jogos da Copa nenhuma surpresa. Confira abaixo a lista das 12 cidades escolhidas:
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
Fortaleza (CE)
Manaus (AM)
Natal (RN)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
São Paulo (SP)